Notícias

Planejamento Previdenciário: O que é e como se faz?

O planejamento previdenciário é a análise detalhada e minuciosa das contrinuições que foram realizadas durante toda a vida laboral do segurado junto ao INSS, para que seja ele vinculado ao RGPS (iniciativa privada) ou ao RPPS (servidores públicos).


Através do planejamento previdenciário é possível identificar qual será o valor mensal da sua aposentadoria, como também saber quais são as perspectivas referentes aos requisitos necessários para a percepção dos benefícios previdenciários, especialmente a aposentadoria. Dessa forma, é necessário levar em consideração todos os riscos existentes, que possam inviabilizar a concessão da aposentadoria.


Os seguintes riscos podem ocorrer com o trabalhador: acidente, morte ou doença.
O planejamento previdenciário vai atuar de modo a fazer uma previsão e possibilitar a cobertura caso algum desses riscos possam ocorrer, estabelecendo mecanismos que possam auxiliar na garantia da cobertura das necessidades mais básicas, como moradia, alimentação e despesas médicas.


Para se fazer um planejamento previdenciário, é necessário ter acesso a maior quantidade de documnetação do trabalhador, como por exemplo, seu extrato do cnis, carteira de trabalho, ficha ou histórico profissional, histórico de doenças, afastamentos do trabalho, bem como também dos seus dependentes econômicos.
Além disso, através do planejamento previdenciário o segurado evita que sejam realizadas contribuições desnecessárias.


O profissional apresentará um parecer da condição do segurado, e a partir daí a melhor proposta será elaborada, em atendimento a todos os requisitos e qual a melhor forma de planejar a aposentadoria com eficiência e tranquilidade.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on google
Share on linkedin
Share on twitter